quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A MOCHILA DA CAMILA

LITERATURA
    LETRAS
      CONCEITOS   MATEMÁTICOS
         OBSERVAÇÃO...SERIAÇÃO...CLASSIFICAÇÃO....


T U D O   I S T O     N U M      J O G O!!!


* 6 GRUPOS
* CADA UM DE UMA COR
* CADA COR COM AS LETRAS CAMILA NA TRILH E AVULSAS E COM FICHINHAS DA MESMA COR
* OBJETIVO DO JOGO É COMPRAR LETRAS E PAGAR COM FICHAS NO "BANCO"- PRATINHO DE ANIVER, 1 FICHA PARA CADA LETRA, O NÚMERO DO DADO PARA A QUANTIDADE SORTEADA
* APÓS TODOS GANHAREM, REVERTE-SE O JOGO COMPRANDO AS LETRAS...
FOI MUITO LEGAL!!!!!!!!!!
VEJA AS FOTOS:









neste jogo usamos:* relação termo a termo;
                             \*reversibilidade;
                               * quantos faltam;
                                 *quantos  já conseguimos;
                                   * visualização de letras e comparativas de nomes;
                                    * socialização num jogo onde todos ganham
                                

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

CULINÁRIA CACHORRO-QUENTE

A CULINÁRIA DESTA SEMANA É A PEDIDO DO AMIGO EDUARDO ADAM.
ELE E SUA FAMÍLIA EMPENHARAM-SE  NA ORGANIZAÇÃO DO BUFFET DE CACHORRO QUENTE QUE SERÁ REALIZADO NA SAL DA FE5 E MONTADO PELOS ALUNOS.
MAS PENSANDO EM SAÚDE, CRIE UM CACHORRO QUENTE SAUDÁVEL ATRAVÉS DAS DICAS ENCONTRADAS NO SITE: http://estrelaselmaluminosa.blogspot.com/2010/02/deixe-o-cachorro-quente-mais-saudavel.html  LEIA:
Emagreça o hot dog

 
Uma boa alternativa de incluir o cachorro quente na dieta é apostar nas preparações caseiras, agregando ao pão e a salsicha os molhos magros (à base de tomates frescos), além de verduras e legumes a gosto. Também recomenda-se deixar de lado a maionese e outros condimentos, em geral, cheios de sal, gordura e conservantes. "Folhas como acelga ou alface americana picadas bem finas podem dar ao lanche melhor valor nutricional, assim como a cenoura e beterraba raladas, somadas ao milho e ervilha que já são ingredientes tradicionais do hot dog", diz Amanda.

OBSERVEM AS FOTOS DO EVENTO...






















segunda-feira, 22 de agosto de 2011

RETOMADA DAS ROTINAS


APÓS RECESSO ESCOLAR, MESMO QUE CURTO, É PRECISO RETOMAR AS ROTINAS E SUAS IMPORTÂNCIAS COM AS CRIANÇAS.
AOS PAIS CABEM EXERCER A FUNÇÃO DE PARCEIROS E AMIGOS DA ESCOLA, SEGUINDO AS COMBINAÇÕES E NÃO ESQUECENDO DAS DATAS MARCADAS PARA CADA EVENTO ROTINEIRO( DIA DO BRINQUEDO, DIA DE VIR DE TÊNIS, DE TRAZER O LIVRINHO DA BIBLIOTECA...).
PARA A PROFE SOBRA AS INCANSÁVEIS RETOMADAS E CONVERSAS DIÁRIAS FRENTE  BOAS MANEIRAS, AS COMBINAÇÕES E AS CONDUTAS QUE DEVEMOS TER NAS NOSSAS VIDAS, PARA QUE NOS DESENVOLVAMOS SADIOS E JUSTOS.
PARECE SIMPLES, MAS SÃO NESTES EXEMPLOS QUE A CRIANÇA DESENVOLVE SUA AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE FRENTE AS QUESTÕES COTIDIANAS E PODE REVELAR AOS POUCOS SUA LEITURA DE MUNDO, ATRAVÉS DO PEQUENO PARA O MAIOR.
ENCONTREI ESTE TEXTO NA INTERNET E ACHEI BEM INTERESSANTE, ACOMPANHEM A LEITURA E OS CRÉDITOS VÃO PARA: http://alegriadosabermaternal.blogspot.com/2009/01/rotina-na-educao-infantil.html.

ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A rotina é um elemento importante da Educação Infantil, por proporcionar à criança sentimentos de estabilidade e segurança. Também proporciona à criança maior facilidade de organização espaço-temporal, e a liberta do sentimento de estresse que uma rotina desestruturada pode causar. Entretanto, como vimos, a rotina não precisa ser rígida, sem espaço para invenção (por parte dos professores e das crianças). Pelo contrário a rotina pode ser rica, alegre e prazerosa, proporcionado espaço para a construção diária do projeto político-pedagógico da instituição de Educação Infantil.
Hora da Roda
Na roda, o professor recebe as crianças, proporcionando sensações como acolhimento, segurança e de pertencer àquele grupo, aos pequenos que vão chegando. Para tal, pode utilizar jogos de mímica, músicas e mesmo brincadeiras tradicionais, como “adoleta” e “corre-cotia”,, promovendo um verdadeiro “ritual” de chegada. Após a chegada, o educador deve organizar a roda de conversa, onde as crianças podem trocar idéias e falar sobre suas vivências. Aqui cabe ao educador organizar o espaço, para que todos os que desejam possam falar, para que todos estejam sentados de forma que possam ver-se uns aos outros, além de fomentar as conversas, estimulando as crianças a falarem, e promovendo o respeito pela fala de cada um. Através das falas, o professor pode conhecer cada um de seus alunos, e observar quais são os temas e assuntos de interesse destas. Na roda, o educador pode desenvolver atividades que estimulam a construção do conhecimento acerca de diversos códigos e linguagens, como, por exemplo, marcação do dia no calendário, brincadeiras com crachás contendo os nomes das crianças, jogos dos mais diversos tipos (visando apresentá-los às crianças para que, depois, possam brincar sozinhas) e outras. Também na roda deverão ser feitas discussões acerca dos projetos que estão sendo trabalhados pela classe, além de se apresentar às crianças as atividades do dia, abrindo, também, um espaço para que elas possam participar do planejamento diário. O tempo de duração da roda deve equilibrar as atividades a serem ali desenvolvidas e a capacidade de concentração/interação das crianças neste tipo de atividade.
Artes Plásticas
O trabalho com artes plásticas na Educação Infantil visa ampliar o repertório de imagens das crianças, estimulando a capacidade destas de realizar a apreciação artística e de leitura dos diversos tipos de artes plásticas (escultura, pintura, instalações). Para tal, o professor pode pesquisar e trazer, para a sala de aula, diversas técnicas e materiais, a fim de que as crianças possam experimentá-las, interagindo com elas a seu modo, e produzindo as suas próprias obras, expressando-se através das artes plásticas. Assim, elas aumentarão suas possibilidades de comunicação e compreensão acerca das artes plásticas. Também poderão conhecer obras e histórias de artistas (dos mais diversos estilos, países e momentos históricos), apreciando-as e emitindo suas idéias sobre estas produções, estimulando o senso estético e crítico.

Hora da História
Podemos dizer que o ato de contar histórias para as crianças está presente em todas as culturas, letradas ou não letradas, desde os primórdios do homem. As crianças adoram ouvi-las, e os adultos podem descobrir o enorme prazer de contá-las. Na Educação Infantil, enquanto a criança ainda não é capaz de ler sozinha, o professor pode ler para ela. Quando já é capaz de ler com autonomia, a criança não perde o interesse de ouvir histórias contadas pelo adulto; mas pode descobrir o prazer de contá-las aos colegas. Enfim, a “Hora da História” é uma momento valioso para a educação integral (de ouvir, de pensar, de sonhar) e para a alfabetização, mostrando a função social da escrita. O professor pode organizar este momento de diversas maneiras: no início ou fim da aula; incrementando com músicas, fantasias, pinturas; organizando uma pequena biblioteca na sala; fazendo empréstimos de livros para que as crianças leiam em casa, enfim, há uma infinidade de possibilidades.

Hora da Brincadeira
Brincar é a linguagem natural da criança, e mais importante delas. Em todas as culturas e momentos históricos as crianças brincam (mesmo contra a vontade dos adultos). Todos os mamíferos, por serem os animais no topo da escala evolutiva, brincam, demonstrando a sua inteligência. Entretanto, há instituições de Educação Infantil onde o brincar é visto como um “mal necessário”, oferecido apenas por que as crianças insistem em fazê-lo, ou utilizado como “tapa-buraco”, para que o professor tenha tempo de descansar ou arrumar a sala de aula. Acreditamos que a brincadeira é uma atividade essencial na Educação Infantil, onde a criança pode expressar suas idéias, sentimentos e conflitos, mostrando ao educador e aos seus colegas como é o seu mundo, o seu dia-a-dia. A brincadeira é, para a criança, a mais valiosa oportunidade de aprender a conviver com pessoas muito diferentes entre si; de compartilhar idéias, regras, objetos e brinquedos, superando progressivamente o seu egocentrismo característico; de solucionar os conflitos que surgem, tornando-se autônoma; de experimentar papéis, desenvolvendo as bases da sua personalidade. Cabe ao professor fomentar as brincadeiras, que podem ser de diversos tipos. Ele pode fornecer espelhos, pinturas de rosto, fantasias, máscaras e sucatas para os brinquedos de faz-de-conta: casinha, médico, escolinha, polícia-e-ladrão, etc. Pode pesquisar, propor e resgatar jogos de regra e jogos tradicionais: queimada, amarelinha, futebol, pique-pega, etc. Pode confeccionar vários brinquedos tradicionais com as crianças, ensinando a reciclar o que seria lixo, e despertando o prazer de confeccionar o próprio brinquedo: bola de meia, peteca, pião, carrinhos, fantoches, bonecas, etc. Pode organizar, na sala de aula, um cantinho dos brinquedos, uma “casinha” além de, é claro, realizar diversas brincadeiras fora da sala de aula. Além disso, as brincadeiras podem despertar projetos: pesquisar brinquedos antigos, fazer uma Olimpíada na escola, ou uma Copa do Mundo, etc.

Hora do Lanche/Higiene
Devemos lembrar que comer não é apenas uma necessidade do organismo, mas também uma necessidade psicológica e social. Na Bíblia, por exemplo, encontramos dezenas de situações em que Jesus compartilhava refeições com seus discípulos, fato que certamente marcou nossa cultura. Em qualquer cultura os adultos (e as crianças) gostam de realizar comemorações e festividades marcadas pela comensalidade (comer junto). Por isso, a hora do lanche na Educação Infantil não deve atender apenas às necessidades nutricionais das crianças, mas também às psicológicas e sociais: de sentir prazer e alegria durante uma refeição; de partilhar e trocar alimentos entre colegas; de aprender a preparar e cuidar do alimento com independência; de adquirir hábitos de higiene que preservam a boa saúde. Por isto, a hora do lanche também deve ser planejada pelo professor. A disposição dos móveis deve facilitar as conversas entre as crianças; deve haver lixeiras e material de limpeza por perto para que as crianças possam participar da higiene do local onde será desfrutado o lanche (antes e depois dele ocorrer); deve haver uma cesta onde as crianças possam depositar o lanche que desejam trocar entre si (estimulando a socialização e, ao mesmo tempo, o cuidado com a higiene). Além disso, é importante que o professor demonstre e proporcione às crianças hábitos saudáveis de higiene antes e depois do lanche (lavar as mãos, escovar os dentes, etc.). O lanche também pode fazer parte dos projetos desenvolvidos pela turma: pesquisar os alimentos ais saudáveis, plantar uma horta, fazer atividades de culinária, produzir um livro de receitas, fazer compras no mercado para adquirir os ingredientes de uma receita, dentre outras, são atividades às quais o professor pode dar uma organização pedagógica que possibilite às crianças participar ativamente, e elaborar diversos projetos junto com a turma.

Atividades Físicas/Parque
Fanny Abramovich lembra-nos, com muito humor, o papel usualmente atribuído ao movimento nas nossas escolas: “Não se concebe que o aluno sequer possua um corpo. Em movimento permanente. Que encontre respostas através de seus deslocamentos. Um corpo que é fonte e ponte de aprendizagens, de reconhecimentos, de constatações, de saber, de prazer. Basicamente, possui cabeça (para entender o que é dito) e mão (para anotar o que é dito). Portanto, pode e deve ficar sentado o tempo todo da aula. Breves estiramentos, andadelas rápidas, podem ser efetuadas nos intervalos. No mais, os braços são úteis para segurar livros/cadernos/papéis e pés e pernas se satisfazem ao ser selecionados para levantar/perfilar/sair. E basta.” (ABRAMOVICH, 1998, p. 53) Na Educação Infantil, o principal objetivo do trabalho com o movimento e expressão corporal é proporcionar à criança o conhecimento do próprio corpo, experimentando as possibilidades que ele oferece (força, flexibilidade, equilíbrio, entre outras). Isto proporcionará a ela integrá-lo e aceitá-lo, construindo uma auto-imagem positiva e confiante. Para isso o professor deve proporcionar atividades, fora e dentro da sala de aula, onde a criança possa se movimentar. Alongamentos, ioga, circuitos, brincadeiras livres, jogos de regras, tomar banho de mangueira, subir em árvores... São diversas as possibilidades. O professor deve organizá-las e planejá-las, mas sempre com um espaço para a invenção e colaboração da criança. O momento do parque também assume uma conotação diferente. Não é apenas um intervalo para descanso das crianças e dos professores. É mais um momento de desafio, afinal, há aparelhos, árvores, areia, baldinhos e pás, pneus, cordas, bolas, bambolês e tantas brincadeiras que esses materiais oferecem. O professor deve estar próximo, auxiliando e estimulando a criança a desenvolver a sua motricidade e socialização, ajudando, também, a resolver os conflitos que surgem nas brincadeiras quando, porventura, as crianças não forem capazes de solucioná-los sozinhas.

Atividades Extra-Classe
(Interação com a comunidade)
A sala de aula e o espaço físico da escola não são os únicos espaços pedagógicos possíveis na Educação Infantil. Em princípio, qualquer espaço pode tornar-se pedagógico, dependendo do uso que fazemos dele. Praças, parques, museus, exposições, feiras, cinemas, teatros, supermercados, exposições, galerias, zoológicos, jardins botânicos, reservas ecológicas, ateliês, fábricas e tantos outros. O professor deve estar atento à vida da comunidade e da cidade onde atua, buscando oportunidades interessantes, que se relacionem aos projetos desenvolvidos na classe, ou que possam ser o início de novos projetos. Isto certamente enriquecerá e ampliará o projeto político-pedagógico da instituição, que não precisa ser confinando à área da escola. Pode haver até mesmo intercâmbios com outras instituições educacionais.



CHEGADA DO FOGO SIMBÓLICO

FOI COM MUITA ALEGRIA QUE A TURMINHA FE5 FOI CONVIDADDA PARA REPRESENTAR TODOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE NOVO HAMBURGO. ESTAMOS NO SITE  DA CIDADE(    )  E ... ACOMPANHEM O QUE CITARAM NA REPORTAGEM:

Fogo Simbólico da Pátria chega a Novo Hamburgo - 22/08/2011 16:24

"Entre outras mil, és tu, Brasil, ó pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil. Pátria amada, Brasil!”. Da letra escrita por Joaquim Duque Estrada e musicalizada por Francisco Manuel da Silva, surgem os versos que demonstram o amor e o patriotismo dos brasileiros. Sentimento que aumenta com a chegada de uma das principais datas comemorativas do País, o 7 de setembro, que marca a independência.

E foi cantando o Hino Nacional que autoridades e a comunidade escolar de Novo Hamburgo comemoraram na manhã da segunda-feira, 22 de agosto, na Praça da Bandeira (Centro), a chegada do Fogo Simbólico da Pátria 2011. No evento promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Desporto (SMED), a vice-prefeita, Lorena Mayer, juntamente do Chefe da Comitiva da Centelha Eixo Norte, Álvaro Raul Cruz Ferreira, acendeu a Pira Oficial. “Neste momento reforçamos o orgulho da nossa história e o amor que temos pelo nosso País. Que esta chama aqueça o coração de todos os hamburguenses”, disse Lorena.

Também presente no evento, o titular da SMED, Alberto Carabajal, reforçou a importância da data. “Este ano o tema da nossa Semana da Pátria fala sobre a ética, o civismo e a fraternidade no exercício da democracia. Este assunto está sendo amplamente discutido nas escolas e também será levado à avenida no dia do Desfile Cívico. Esta data é um momento onde paramos para homenagear fatos importantes do passado, projetando o nosso futuro”, discursou Carabajal.

Após ser aceso no dia 14 de agosto, em Glorinha, a centelha do Fogo Simbólico da Pátria começou a ser distribuída por todos os municípios do Estado. Até o dia 1º de setembro, quando ocorrerá a solenidade de abertura da Semana da Pátria em Novo Hamburgo, a chama ficará exposta na sede da Brigada Militar.

Praça ganha nova bandeira

A Praça da Bandeira, localizada no Centro de Novo Hamburgo, em frente à Câmara Municipal e da Biblioteca Pública, ganhou novamente o símbolo presente em seu nome. O mastro, localizado ao centro do espaço público, agora carrega uma bandeira do Brasil. Ela foi instalada na manhã da segunda-feira, 22 de agosto, para comemorar a chegada do Fogo Simbólico da Pátria ao Município.

NO RECEBIMENTO DO FOGO SIMBÓLICO, DIA22/08:
O PAULO A P A V O R A D O ENTONOU:"_ PROFE!!! E SE FICAR LIGADO VAI PEGAR FOGO EM TUDO!!!


JÁ O LUIS FELIPE, A CADA MÚSICA DA BANDA GRITAVA:-" BRAVO!!! BRAVO!!!- NÃO TEVE QUEM NÃO ADMIRASSE...
VEJA FOTOS TIRADA PELA PROFE CRIS:









terça-feira, 16 de agosto de 2011

BOLICHE DE SOPRO

BOLICHE DE SOPRO?
COMO SERÁ ISTO?





BOLICHE...DE SOPRO... COM MANGA... SERÁ QUE VAI DAR?
QUANTA FORÇA PRECISAMOS...
AGUARDE NOTÍCIAS...

CULINÁRIA BISCOITO DE MANTEIGA